Senado derruba aumento do IOF e impõe derrota bilionária ao governo Lula

O Senado Federal seguiu a Câmara dos Deputados e derrubou, nesta quarta-feira (25), os decretos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que aumentavam o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras). A decisão representa uma dura derrota para o governo, que agora terá que lidar com uma perda estimada de R$ 10 bilhões na arrecadação em 2025.

Esta é a primeira vez que o Congresso revoga formalmente um aumento de imposto feito por decreto presidencial. Sem o reforço do IOF, o Ministério da Fazenda avalia um aumento no bloqueio de gastos públicos para tentar manter a meta fiscal.

A derrubada ganhou força em meio a críticas crescentes à alta da carga tributária. Parlamentares defendem que o governo corte despesas, inclusive nas áreas de saúde, educação e estrutura administrativa, como forma de ajuste.

Congressistas também questionaram o uso do IOF como ferramenta de arrecadação, uma vez que o imposto foi originalmente criado para regular o fluxo de capital financeiro. A falta de diálogo prévio com o Congresso também foi apontada como fator de desgaste.

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil), tentou amenizar o embate. “Sabemos que é sim uma derrota para o governo, mas foi construída por várias mãos”, afirmou, ressaltando que o decreto teve rejeição imediata da sociedade.

Related Posts:

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Populares

Receba as melhores notícias no seu e-mail!

RECEBA NOSSA NEWS

As melhores noticias da semana no Rio Grande do Norte na palma de suas mãos

Parabéns, você ativou as nossas newslatter Por favor, contate nossao whtasapp

Categorias

    Edit Template

    O seu site de notícias de Goiás!

    © 2025 Direitor Autorais Reservados