Alexandre de Moraes será relator no STF de ação contra derrubada do IOF

O ministro Alexandre de Moraes foi designado relator da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) apresentada pelo PSOL no Supremo Tribunal Federal (STF) contra a decisão do Congresso Nacional que anulou decretos do presidente Lula sobre o aumento do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras). A definição foi feita nesta segunda-feira (30) pelo presidente do STF, Luís Roberto Barroso.

Na ação, protocolada na última sexta-feira (27), o PSOL sustenta que o Congresso violou o princípio da separação dos Poderes ao editar um decreto legislativo para derrubar as medidas presidenciais sem, segundo o partido, demonstrar qualquer transgressão aos limites constitucionais. A legenda pede que o STF suspenda os efeitos do decreto legislativo e, na prática, restaure o aumento do IOF.

Inicialmente, a relatoria havia sido atribuída ao ministro Gilmar Mendes, que identificou conexão entre a ação do PSOL e uma outra, já em andamento, movida pelo PL. O partido de oposição também questiona no STF a constitucionalidade da elevação das alíquotas do IOF, alegando que o governo federal teria desviado a finalidade do tributo, com foco em aumentar a arrecadação.

Com base nessa conexão, Gilmar devolveu a relatoria, e Barroso decidiu encaminhá-la a Alexandre de Moraes, que agora deverá avaliar o pedido de liminar para suspensão imediata da decisão do Congresso.

Related Posts:

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Populares

Receba as melhores notícias no seu e-mail!

RECEBA NOSSA NEWS

As melhores noticias da semana no Rio Grande do Norte na palma de suas mãos

Parabéns, você ativou as nossas newslatter Por favor, contate nossao whtasapp

Categorias

    Edit Template

    O seu site de notícias de Goiás!

    © 2025 Direitor Autorais Reservados