Goiás decreta emergência por aumento de casos de síndrome respiratória

O Governo de Goiás decretou situação de emergência, nesta segunda-feira (30/06), devido ao aumento expressivo de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag). A decisão foi motivada por sete semanas consecutivas com registros acima do limite esperado e foi oficializada por publicação no Diário Oficial do Estado.

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), em 2025 já foram registrados 6.743 casos de Srag. Entre eles, 1.117 foram provocados por Influenza, 306 por Covid-19, 1.486 por Vírus Sincicial Respiratório e 680 por Rinovírus. Com a alta de casos, também cresceu a demanda por internações, pressionando as redes pública e conveniada do Sistema Único de Saúde (SUS).

O decreto estadual autoriza a ampliação imediata de leitos clínicos e de UTI para pacientes com quadros respiratórios graves. Entre janeiro e junho, as solicitações por internação saltaram de 8.011 (em 2024) para 10.676 (em 2025), um aumento de 33,27%. Apenas em maio deste ano foram 2.406 solicitações — 36% a mais que no mesmo mês de 2024.

A SES-GO mantém desde maio uma Sala de Situação para monitorar a evolução da doença, definir estratégias e integrar ações de assistência. A vacinação contra Influenza foi aberta para toda a população em maio, mas a cobertura vacinal segue abaixo do ideal: apenas 39% em Goiás, segundo dados da secretaria. Crianças pequenas e idosos são os mais afetados — dos 402 óbitos registrados até agora, 256 ocorreram em pessoas com mais de 60 anos.

Related Posts:

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Populares

Receba as melhores notícias no seu e-mail!

RECEBA NOSSA NEWS

As melhores noticias da semana no Rio Grande do Norte na palma de suas mãos

Parabéns, você ativou as nossas newslatter Por favor, contate nossao whtasapp

Categorias

    Edit Template

    O seu site de notícias de Goiás!

    © 2025 Direitor Autorais Reservados