Faleceu na última terça-feira (12) em Guarinos, Dona Edina Pais Antunes, ex-vice prefeita de Pilar de Goiás e mãe do ex-prefeito de Guarinos, Zé Omar. Eleita em 1982 pelo antigo PDS, ao lado do então prefeito Tião Venâncio, Dona Edina cumpriu um mandato de seis anos e se destacou como uma mulher à frente de seu tempo em um período marcado pela Ditadura Militar. Ela era esposa do ex-vereador Zé Jerônimo e mãe de outro vereador, Gininho, em um dos clãs mais tradicionais da política de Guarinos.
A família de Dona Edina é também conhecida por preservar a mais antiga romaria de Nossa Senhora da Penha, com 273 anos de tradição, símbolo da forte ligação histórica e cultural da região. Políticos da região manifestaram pesar pelo falecimento e destacaram a trajetória de coragem e determinação da ex-vice prefeita, que se posicionou em defesa dos direitos das mulheres mesmo em um contexto político adverso.
Marcos Cabral, ex-vereador e prefeito de Santa Terezinha de Goiás, ex-Secretário de Estado do Desenvolvimento Social de Goiás e atual secretário de Arrecadação e Controle da Assembleia Legislativa, ressaltou a importância da atuação de Dona Edina, enfatizando que ela marcou presença na defesa das mulheres em um período de restrições políticas e consolidou seu papel em um município histórico como Pilar de Goiás. Ex-prefeitos locais, Vateco e Sávio Soares, também reconheceram a relevância de sua contribuição.
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Bruno Peixoto, expressou seu pesar em redes sociais, lembrando do apoio político recebido de Dona Edina. O ex-deputado estadual Sérgio Caiado, que também atuou como deputado federal, lembrou à equipe da Ativa Notícia que a família de Dona Edina e Zé Jerônimo prestou apoio fundamental às suas campanhas em 1978 e 1982, assim como ao seu pai, ex-senador Emival Caiado, autor da lei de transferência da capital federal do Rio de Janeiro para Brasília.



