Esmeraldas de Santa Terezinha de Goiás viram joias raras da família Ambani, a mais rica da Ásia

As esmeraldas extraídas em Santa Terezinha de Goiás, na década de 1990, hoje fazem parte das joias raras usadas pela família Ambani, considerada a mais rica da Ásia. O tema será destaque no livro O Mundo das Esmeraldas, escrito pelo ex-prefeito Marcos Cabral em coautoria com o jornalista e escritor Nilson Gomes. A obra narra como, em pouco tempo, milhões de dólares foram movimentados com a extração das pedras preciosas, que afloravam a menos de dois metros de profundidade. Em menos de um ano, a pequena cidade de três mil habitantes viu sua população saltar para quase 50 mil pessoas, contando com o garimpo que deu origem ao município de Campos Verdes.

Nos últimos meses, a família Ambani tem sido destaque mundial pelo casamento de Anant Ambani, em uma celebração considerada a mais cara do planeta. Além do luxo da festa, as joias usadas pela família também chamaram atenção, entre elas colares e pingentes de esmeraldas brasileiras. Anant chegou a aparecer em público com um pingente de esmeralda de Santa Terezinha de Goiás, reforçando o valor e a raridade das pedras extraídas no Brasil.

Reconhecidas pela alta qualidade, as esmeraldas de valor internacional só são encontradas na Zâmbia, na Colômbia e no Brasil — este último com minas em três estados: Goiás (Santa Terezinha), Bahia (Campo Formoso) e Minas Gerais (Itabira e Teófilo Otoni). As pedras goianas conquistaram compradores estrangeiros, em especial investidores indianos que transformaram os exemplares em joias de alto prestígio.

O livro de Cabral e Gomes também resgata histórias curiosas e marcantes dos garimpeiros. Muitos deles, sem nunca terem frequentado a escola, se tornaram intérpretes para compradores internacionais ou até palestrantes em faculdades e institutos de geologia. Há ainda relatos de garimpeiros que enriqueceram várias vezes extraindo pedras em Goiás, Bahia e Minas Gerais, mesmo sem saber ler nem escrever, mas que dominavam a arte da prospecção em profundidades de até 300 metros.

Related Posts:

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Populares

Receba as melhores notícias no seu e-mail!

RECEBA NOSSA NEWS

As melhores noticias da semana no Rio Grande do Norte na palma de suas mãos

Parabéns, você ativou as nossas newslatter Por favor, contate nossao whtasapp

Categorias

    Edit Template

    O seu site de notícias de Goiás!

    © 2025 Direitor Autorais Reservados