A Secretaria da Saúde de Goiás (SES-GO) destaca, neste Setembro Dourado, a importância da conscientização sobre o câncer infantojuvenil – principal causa de morte por doença em crianças e adolescentes no Brasil. Embora grave, a enfermidade pode ter até 85% de chance de cura quando diagnosticada precocemente e tratada de forma adequada.
No Estado, esse cuidado foi fortalecido com a abertura, em junho de 2025, da primeira fase do Complexo Oncológico de Referência do Estado de Goiás (Cora). A ala infantil já está em funcionamento e integra a Rede de Atenção Oncológica Infantojuvenil do SUS em Goiás, ao lado do Hospital Araújo Jorge, em Goiânia. Desde então, 45 crianças e adolescentes iniciaram tratamento especializado, com suporte de uma equipe de mais de 300 profissionais.
“Com o Cora, Goiás abre as portas de um centro de excelência no tratamento oncológico de crianças e adolescentes, com estrutura moderna, humanizada e adaptada para esse público”, afirma o secretário de Estado da Saúde, Rasível Santos. Entre os diferenciais do hospital, estão o aparelho de ressonância magnética acoplado ao centro cirúrgico, o setor de reabilitação com robótica e o centro de transplante de medula óssea com leitos clínicos e de UTI.
Além da estrutura hospitalar, a SES-GO também tem investido na capacitação de profissionais da Atenção Primária. Mais de 600 médicos, enfermeiros e professores participaram, em 2024, de formações voltadas ao diagnóstico precoce. Professores e familiares também são fundamentais nesse processo, pois sinais como manchas roxas pelo corpo, sangramentos sem causa aparente, febres recorrentes e o chamado “reflexo do olho do gato” podem indicar a necessidade de investigação médica imediata.
O Setembro Dourado é marcado pelo laço dourado, símbolo do valor da infância, e reforça a importância da vigilância constante para garantir mais sobrevida e qualidade de vida às crianças e adolescentes em tratamento contra o câncer.



