A primeira etapa da Operação Goiás Alerta e Solidário 2025/2026 encerrou nesta sexta-feira (31/10) com a entrega de 15.759 benefícios sociais a famílias de 37 municípios goianos classificados como de alto risco de enchentes. Coordenada pelo Goiás Social e executada pela Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), a mobilização preventiva contou com o apoio do Corpo de Bombeiros Militar de Goiás (CBMGO) e da Defesa Civil Estadual.
As equipes percorreram zonas urbanas e rurais levando colchões, cobertores, fraldas, enxovais, cadeiras de rodas, fórmulas infantis, absorventes e alimentos. Cada entrega foi marcada por gestos de gratidão e esperança, como o de Maria das Dores dos Santos Rosa, moradora da comunidade quilombola Kalunga Engenho II, em Cavalcante, que ao receber os donativos afirmou: “É a esperança chegando antes da chuva”.
A presidente de honra da OVG e coordenadora do Goiás Social, primeira-dama Gracinha Caiado, destacou o propósito do programa.
“Já vimos de perto o que significa para uma família perder tudo em questão de horas. Por isso, o Goiás Alerta e Solidário nasceu com o objetivo de agir antes, com planejamento e humanidade. É o Estado chegando primeiro, para proteger e cuidar das pessoas”, afirmou.
Desde sua criação, em 2022, a operação já levou quase 70 mil benefícios sociais a famílias de todo o Estado, fortalecendo comunidades e garantindo mais segurança às populações vulneráveis. Para o Governo de Goiás, o resultado da ação reafirma o compromisso de prevenir, amparar e promover dignidade antes que a emergência aconteça.



