O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, autorizou a criação de uma nova “lista vermelha” com os criminosos mais perigosos procurados pela Justiça. Cada estado e o Distrito Federal poderão incluir até oito nomes, somando 216 foragidos. A iniciativa busca facilitar o acesso a informações estratégicas para a captura desses indivíduos.
A lista, chamada Projeto Captura, ficará disponível online e trará fotos, informações básicas sobre os crimes cometidos e canais para denúncias, permitindo que qualquer pessoa colabore com a captura. O objetivo é fortalecer a ação das forças de segurança em todo o país.
O projeto também prevê a criação de uma célula do Ministério da Justiça no Rio de Janeiro, dedicada a localizar criminosos foragidos no estado, que segundo o ministério, apresenta grande demanda nesse sentido.
Além disso, Lewandowski instituiu o Sistema Nacional de Inteligência para Enfrentamento ao Crime Organizado. Ele integrará dados de polícias federais e estaduais, viabilizando operações conjuntas e um combate mais eficiente às organizações criminosas.



