Mesmo em período de recesso parlamentar, a Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) manteve uma agenda intensa na primeira semana de julho, marcada por três sessões extraordinárias autoconvocadas. Os deputados estaduais apreciaram e votaram matérias de interesse da Prefeitura de Goiânia, do Executivo estadual, do Ministério Público de Goiás e de parlamentares, incluindo a prorrogação do estado de calamidade financeira da capital goiana. As discussões se estenderam a projetos estruturantes em áreas como meio ambiente, saúde, infraestrutura e modernização da máquina pública.
A semana também foi marcada por homenagens em sessões solenes que reconheceram personalidades de destaque no serviço público, no setor privado e na cultura goiana. A Medalha Pedro Ludovico Teixeira, o Título de Cidadania Goiana e o Certificado do Mérito Legislativo foram entregues em cerimônias que evidenciaram a diversidade e a contribuição social de profissionais e líderes regionais. Outro destaque foi a sessão itinerante em Trindade, que homenageou os carreiros da Romaria do Divino Pai Eterno, reforçando o vínculo da Casa com tradições centenárias.
Além das votações e homenagens, a Alego promoveu uma audiência pública sobre políticas para mães e bebês prematuros, proposta pelo deputado Gustavo Sebba (PSDB), e inaugurou uma exposição sobre o tema em parceria com a ONG Prematuridade. A atividade deu voz a especialistas e famílias, buscando sensibilizar e estruturar uma legislação específica para o cuidado neonatal no estado.
Encerrando a programação, a Casa de Leis abriu espaço para a cultura, a cidadania e a formação política de jovens. A Orquestra do Corpo de Bombeiros se apresentou no auditório Carlos Vieira, marcando a Semana do Bombeiro Militar. O programa “Deputados e Deputadas do Futuro” recebeu estudantes da rede pública de ensino, enquanto o projeto “Deputados Aqui” chega neste sábado (5) a São Miguel do Araguaia, oferecendo uma série de serviços públicos gratuitos à população.



