Assembleia Legislativa sedia 5º Fórum Estadual sobre Participação Social na Segurança Pública

A Secretaria de Segurança Pública (SSP-GO), em parceria com o presidente da Casa de Leis, Bruno Peixoto (UB), e deputado Virmondes Cruvinel (UB), promoveu, na manhã desta segunda-feira, 23, no Auditório Francisco Gedda da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), o 5º Fórum Estadual de Participação Social na Segurança Pública.

Compuseram a mesa diretiva do evento: deputado Bruno Peixoto; vice-prefeita de Goiânia, Cláudia Lira (Avante); chefe da Terceira Seção do Estado Maior Estratégio da Polícia Militar de Goiás (PMGO), coronel Allan Pereira Cardoso; superintendente de Ações e Operações Integradas da Secretaria de Segurança Pública de Goiás (SSP-GO), coronel Evenir Franco Júnior; representante do deputado Virmondes Cruvinel, coronel Ubiratan Régis; presidente da Federação dos Conselhos Comunitários de Segurança (Consegs) do Distrito Federal, Flávia Helena Portela; representante da Guarda Civil Metropolitana, Wagner Beltrão; coordenador da Área de Políticas Públicas e Direitos Humanos do Centro de Apoio Operacional do Ministério Público de Goiás (MPGO), André Lobo; e juíza do Tribunal de Justiça de Goiás (TJ-GO), Vaneska da Silva Baruki.

Durante o evento, foram entregues certificados aos membros dos Conselhos Comunitários de Segurança (Consegs) de Goiás em reconhecimento ao trabalho exercido. Também foi celebrado o Dia Estadual do Conselho Comunitário de Segurança (Consegs). 

Ao fazer uso da palavra, o superintendente de Ações e Operações Integradas da SSP-GO, coronel Evenir Franco Júnior, destacou a importância do fórum. “A Assembleia é lugar ideal para debater as ideias e avançar na prática do trabalho exercido pelos conselhos. Além disso, hoje celebramos os 38 anos de existência dos Consegs. Esses conselhos atuam em todo o estado e trabalham colaborando com as forças de segurança pública.”

A vice-prefeita Cláudia Lira pontou que os conselhos são fundamentais e auxiliam os órgãos de segurança pública. “Eles dão legitimidade nas ações das forças de segurança. Atuam juntos com a sociedade, identificando os problemas de segurança. Por isso, é necessária a qualificação dos membros dos Consegs, que trabalham voluntariamente e precisam estar preparados”, frisou.  

Apoio do governo e da Alego

O presidente Bruno Peixoto destacou que  Goiás tem um governo sério, que tem dado apoio à Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Penal, Polícia Técnico-Científica. Ele reforçou que as forças de segurança, de um modo geral, têm o apoio do Governo e da Assembleia Legislativa de Goiás.

“Todas as matérias são aprovadas pelos deputados e deputadas. E assim nós estamos agindo de uma maneira enérgica, aprovando projetos que muitos entendem ser difíceis no primeiro momento. Quando nós aprovamos a extinção de tomadas em celas, muitos nos questionaram. Mas, nós aprovamos. Quando aprovamos a questão da visita íntima, que foi a proibição, seja ela em horários e data marcada conforme a legislação, muitos questionaram e nós aprovamos”, lembrou o legislador.

Peixoto reiterou, ainda, a aprovação da ampliação do número de vagas para promoção tanto da Polícia Civil, da Polícia Militar e do Bombeiro Militar, valorizando os policiais. “Quando assumimos a presidência da Assembleia Legislativa, aprovamos as matérias da PM, do Bombeiro Militar, da Polícia Civil, da Polícia Técnica e Científica, aprovamos com celeridade, porque nós sabemos a importância de valorizar esses homens e mulheres que contribuem, de uma maneira significativa,  com a sociedade”, lembrou.

O chefe do Legislativo enfatizou a atuação dos membros dos Consegs. “A Assembleia Legislativa dá total apoio aos Conselhos de Segurança. Vocês fazem parte dessas conquistas de sermos o estado mais seguro do Brasil. Sem vocês, não seria possível essa realidade”, concluiu.

Palestras

Durante a manhã, os conselheiros participaram de duas palestras que foram mediados pelo gerente de Articulação e Ações Integradas de Prevenção à Violência na SSP-GO, Luciano Levy. O primeiro painel teve palestra do contador José Ricardo Xavier, que abordou as boas práticas de gestão dos Consegs na segurança comunitária. A segunda palestra foi com o advogado Juscimar Ribeiro, que abordou os objetivos estratégicos do Plano Estadual de Segurança Pública do Estado de Goiás e os atos normativos dos Consegs.

Related Posts:

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Populares

Receba as melhores notícias no seu e-mail!

RECEBA NOSSA NEWS

As melhores noticias da semana no Rio Grande do Norte na palma de suas mãos

Parabéns, você ativou as nossas newslatter Por favor, contate nossao whtasapp

Categorias

    Edit Template

    O seu site de notícias de Goiás!

    © 2025 Direitor Autorais Reservados