Brasil reage a tarifa de Trump e prepara retaliação comercial

Após o anúncio do ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de que aplicará uma tarifa de 50% sobre todas as exportações brasileiras, o governo federal decidiu criar um grupo de trabalho para estudar medidas de retaliação. A informação foi confirmada pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa, que também afirmou que o grupo buscará alternativas para abrir novos mercados internacionais.

A carta de Trump, considerada ofensiva pelo Itamaraty, foi devolvida à embaixada americana. O republicano alegou motivos políticos para a nova tarifa, citando o julgamento de Jair Bolsonaro no STF e acusando o Brasil de atacar empresas de tecnologia dos EUA — o que foi classificado como “inaceitável” por diplomatas brasileiros.

O governo estuda aplicar a Lei da Reciprocidade Econômica, que permite medidas como sobretaxas a produtos americanos, suspensão de acordos comerciais e até restrições a direitos de propriedade intelectual, como patentes e royalties. Lula afirmou que o Brasil “não aceitará intimidações”.

Dados do próprio governo indicam que o Brasil compra mais dos EUA do que vende, com déficit acumulado na balança comercial desde 2009. A nova política de Trump pode gerar tensões diplomáticas e econômicas, com impactos relevantes sobre o setor exportador brasileiro.

Related Posts:

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Populares

Receba as melhores notícias no seu e-mail!

RECEBA NOSSA NEWS

As melhores noticias da semana no Rio Grande do Norte na palma de suas mãos

Parabéns, você ativou as nossas newslatter Por favor, contate nossao whtasapp

Categorias

    Edit Template

    O seu site de notícias de Goiás!

    © 2025 Direitor Autorais Reservados