Ceará confirma primeiro foco de gripe aviária em aves de subsistência

O Ceará registrou o primeiro foco de gripe aviária em uma criação doméstica no município de Quixeramobim, no Sertão Central. As aves eram mantidas para consumo próprio, e o caso foi confirmado na quinta-feira (17) após análise de amostras enviadas ao Laboratório Federal de Defesa Agropecuária (LFDA), em Campinas (SP).

Segundo a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri), a propriedade foi interditada e as aves sacrificadas, conforme o protocolo do Plano Nacional de Contingência de Influenza Aviária, do Ministério da Agricultura e Pecuária. As equipes também iniciaram uma investigação em um raio de 10 quilômetros para verificar possíveis vínculos com outras criações.

A Adagri informou que o consumo de carne de aves e ovos continua seguro e não há risco de transmissão da doença por meio da alimentação. A recomendação é que os produtos sejam adquiridos de fontes confiáveis e inspecionadas.

Este é o primeiro foco confirmado no estado. Em outro caso investigado este ano, no município de Salitre, a suspeita foi descartada. Desde que a variante H5N1 chegou ao Brasil, em 2023, quase 3 mil notificações foram analisadas. O primeiro caso em granja comercial ocorreu em maio deste ano, no Rio Grande do Sul.

Related Posts:

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Populares

Receba as melhores notícias no seu e-mail!

RECEBA NOSSA NEWS

As melhores noticias da semana no Rio Grande do Norte na palma de suas mãos

Parabéns, você ativou as nossas newslatter Por favor, contate nossao whtasapp

Categorias

    Edit Template

    O seu site de notícias de Goiás!

    © 2025 Direitor Autorais Reservados