O Complexo Oncológico de Referência do Estado de Goiás (Cora) será inaugurado oficialmente no próximo dia 25 de setembro, às 9h, em Goiânia. O anúncio foi feito pelo governador Ronaldo Caiado, que vistoriou as obras e destacou a rapidez com que a unidade foi construída, em apenas 25 meses. Para o governador, o hospital é um marco para a saúde pública e “inédito” no país. O Cora, que iniciou a pré-operação em 9 de junho, é o primeiro hospital estadual 100% pelo SUS, com foco inicial no atendimento oncológico de crianças e adolescentes.
A construção do hospital, que está com 97% das obras concluídas, é resultado da parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde (SES) e a Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra). O presidente da Goinfra, Pedro Sales, comentou a finalização do projeto: “Toda a equipe se dedicou ao máximo para garantir que a obra fosse entregue no prazo, cumprindo a determinação do governador Caiado. É gratificante fazer parte de um projeto tão importante que vai transformar a vida de milhares de famílias”.
O Cora é administrado pela Fundação Pio XII, a mesma responsável pelo renomado Hospital de Amor de Barretos (SP), que serviu de modelo para a sua implantação. Em sua primeira fase, o hospital tem capacidade para atender cerca de 300 casos de câncer por ano, e já em julho realizou 450 consultas e 46 internações. O investimento do Governo de Goiás nesta etapa ultrapassou R$ 255 milhões na construção e equipagem com tecnologia de ponta. Quando estiver em pleno funcionamento, o complexo contará com 148 leitos, se tornando uma das maiores estruturas hospitalares oncológicas do país.



