Nova bateria com silício permite rodar 650 km com apenas 10 minutos de carga

A empresa americana Group14 Technologies anunciou avanços significativos no desenvolvimento de baterias para veículos elétricos com o uso do material SCC55®, um composto de silício-carbono para ânodos. A tecnologia permite carregar até 80% da bateria em menos de 10 minutos, usando carregadores rápidos de 350 kW.

Testes de campo com baterias de 75 kWh equipadas com o novo material alcançaram uma autonomia superior a 650 quilômetros, superando a média de 480 quilômetros dos modelos atuais com ânodos de grafite. O ganho de desempenho se deve à densidade energética específica do SCC55®, que atinge 330 Wh/kg — cerca de 30% acima das células comerciais convencionais.

O diferencial está no uso de silício em uma matriz de carbono poroso, tecnologia patenteada pela empresa. O silício possui capacidade teórica até dez vezes maior que o grafite, o que amplia consideravelmente o potencial de armazenamento das baterias. Além disso, os testes laboratoriais indicam durabilidade com mais de 1.500 ciclos e 80% de retenção de capacidade.

A expectativa é que células com até 370 Wh/kg sejam lançadas comercialmente em 2025, viabilizando novos patamares de eficiência e autonomia para veículos elétricos. No entanto, para que o carregamento ultrarrápido se concretize fora dos laboratórios, será necessário avançar também na infraestrutura de recarga de alta potência.

Related Posts:

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Populares

Receba as melhores notícias no seu e-mail!

RECEBA NOSSA NEWS

As melhores noticias da semana no Rio Grande do Norte na palma de suas mãos

Parabéns, você ativou as nossas newslatter Por favor, contate nossao whtasapp

Categorias

    Edit Template

    O seu site de notícias de Goiás!

    © 2025 Direitor Autorais Reservados