A Secretaria da Economia, por meio da Receita Estadual, prevê a recuperação de R$ 4 milhões aos cofres públicos como resultado do desdobramento da Operação Quíron, que combate fraudes relacionadas ao IPVA de modelos híbridos e elétricos. Nesta fase foram identificados 250 automóveis cujos proprietários residem em Goiás, mas registraram os veículos em outras unidades da federação, como o Distrito Federal, utilizando endereços falsos ou inidôneos para obter isenção do IPVA.
A operação, deflagrada em 2024, é fruto do trabalho conjunto da Economia, por meio das Gerências de Inteligência Fiscal e de IPVA, com a Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Contra a Ordem Tributária (DOT).
Os proprietários notificados deverão recolher o IPVA referente aos anos em que o veículo permaneceu irregularmente registrado fora do Estado, acrescido de multa punitiva de 100%. Também será obrigatória a transferência do veículo para Goiás.
Caso não haja regularização após a notificação, os processos serão encaminhados à Delegacia Estadual de Crimes Contra a Ordem Tributária (DOT) da Polícia Civil para instauração de inquérito policial. Nesses casos, os proprietários podem responder por crimes como falsidade ideológica e sonegação fiscal.



