Trinta e cinco pessoas foram presas nesta terça-feira (4) durante uma grande operação policial contra o Comando Vermelho, deflagrada na Bahia e no Ceará. A ofensiva, chamada Operação Freedom, busca enfraquecer o braço financeiro e operacional da facção que vem expandindo suas atividades fora do Rio de Janeiro.
Participaram da ação agentes das polícias Civil, Federal e Militar, que cumpriram 90 mandados de prisão e busca em Salvador, cidades da Região Metropolitana e no interior baiano. Parte das diligências também ocorreu em Eusébio, no Ceará, onde foram encontrados o líder do grupo na capital baiana e sua companheira, suspeita de gerenciar recursos ilícitos.
Durante a operação, a Justiça determinou o bloqueio de 51 contas bancárias e a apreensão de documentos e materiais que podem comprovar a movimentação financeira da facção. As investigações apontam que o grupo atuava na coordenação de homicídios e no tráfico de entorpecentes em diversas regiões.
A ação acontece menos de uma semana após uma megaoperação no Rio de Janeiro que teve como alvo a mesma organização criminosa. As forças de segurança afirmam que as medidas visam conter a expansão da facção para outros estados.



