O porta-aviões USS Gerald R. Ford, considerado o maior do mundo, chegou à região do Caribe nesta terça-feira (11), reforçando a presença militar dos Estados Unidos na América Latina. A movimentação ocorre em meio ao aumento das tensões diplomáticas com a Venezuela.
O envio da embarcação havia sido determinado pelo presidente Donald Trump no mês passado. O grupo de ataque inclui oito navios de guerra, um submarino nuclear e caças F-35, compondo uma das maiores operações navais americanas na região nos últimos anos.
Em nota, o Departamento de Defesa dos EUA informou que a missão tem como objetivo apoiar o combate ao narcotráfico e enfraquecer redes criminosas transnacionais. O governo da Venezuela, no entanto, acusa Washington de usar o tema como justificativa para pressionar o regime de Nicolás Maduro.
Nos últimos meses, a Casa Branca aumentou o valor da recompensa por informações que levem à prisão de Maduro para US$ 50 milhões, alegando envolvimento do líder venezuelano em atividades ilícitas. Caracas nega as acusações e promete reagir a qualquer ação militar americana.



