Em 2015, o professor de biologia Emmanuel Akomanyi, natural de Gana, embarcou para realizar o sonho de estudar medicina na Universidade de Georgetown, na Guiana. No entanto, ao comprar a passagem no aeroporto de Guarulhos, houve um mal-entendido: o atendente entendeu que ele desejava viajar para Goiânia, capital do estado de Goiás, e não para a cidade sul-americana.
Sem falar português, apenas inglês, Emmanuel só percebeu o engano ao tentar se localizar na cidade. Ao explicar a um taxista que precisava chegar à Universidade de Georgetown, descobriu que estava na cidade errada, o que gerou grande aflição nos primeiros momentos de sua chegada ao Brasil.
Funcionários do aeroporto e prestadores de serviços locais se mobilizaram para ajudá-lo, arrecadando dinheiro e hospedando-o temporariamente em um hotel próximo à rodoviária. Durante a estadia, a história do professor ganhou repercussão quando uma jornalista local conheceu Emmanuel e decidiu levá-lo para sua casa, levando o caso à mídia.
O apoio recebido permitiu que Emmanuel finalmente seguisse viagem à Guiana ainda em 2015, mas ele só conseguiu completar um semestre da faculdade de medicina, pois não tinha recursos para se manter no país. Em 2016, Emmanuel retornou ao Brasil e se estabeleceu em São Paulo. Evangélico, recebeu apoio dos membros da Assembleia de Deus e passou a trabalhar no comércio. Em 2023, foi aprovado para estudar medicina na Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atualmente, aos 33 anos, ele mora em Salvador e cursa o segundo ano da graduação em medicina.



