O rei do Reino Unido, Charles III, afirmou nesta sexta-feira (12) que seu tratamento contra o câncer tem apresentado boa evolução e poderá ser reduzido no próximo ano. A declaração foi feita em um pronunciamento exibido na TV britânica como parte de uma campanha nacional de conscientização sobre a doença.
Aos 77 anos, o monarca foi diagnosticado em fevereiro de 2024 com um tipo de câncer não especificado. Segundo ele, a perspectiva de redução do tratamento é resultado do “diagnóstico precoce, da intervenção eficaz e do rigor no cumprimento das recomendações médicas”.
A gravação foi feita na última semana de novembro, na Clarence House, em Londres, de acordo com o Palácio de Buckingham. Em nota, um porta-voz informou que Charles “respondeu excepcionalmente bem ao tratamento” e que, daqui para frente, o processo entrará em uma fase de precaução.
O câncer foi descoberto durante uma cirurgia de próstata no início de 2024. Na época, o rei precisou se afastar das atividades públicas, que foram retomadas em abril após melhora considerada animadora pelos médicos. Desde então, Charles segue em acompanhamento contínuo.
A mensagem exibida nesta sexta-feira integra a campanha Stand Up To Cancer, iniciativa que arrecada recursos para pesquisas e ações de apoio relacionadas à doença no Reino Unido.



