Secretários Pedro Salles e Fátima Gavioli devem disputar vagas na Câmara em 2026 e movimentam base caiadista

Dois nomes do primeiro escalão do governo Ronaldo Caiado já são dados como certos para a disputa das eleições de 2026: o presidente da Goinfra, Pedro Salles, e a secretária de Educação, Fátima Gavioli. Ambos são considerados quadros de destaque na gestão estadual e, segundo interlocutores do Palácio das Esmeraldas, contam com o aval do governador para entrar na corrida por vagas na Câmara dos Deputados.

Na base governista, porém, há divergências sobre a formatação das candidaturas. Embora tanto Pedro Salles quanto Fátima Gavioli trabalhem para disputar cadeiras de deputado federal, uma ala mais antiga do grupo caiadista defende que os dois não concorram ao mesmo cargo. Líderes históricos do antigo PFL sugerem que Pedro Salles deveria disputar para deputado estadual, permanecendo próximo do núcleo político que sustenta o governador e preservando o espólio eleitoral do caiadismo.

Essa avaliação ganhou força após o presidente da Assembleia Legislativa defender publicamente que Pedro Salles teria papel estratégico no Legislativo estadual. Além de ser considerado um quadro preparado tecnicamente, Pedro é servidor de carreira do Supremo Tribunal Federal e visto como nome habilitado para ocupar funções centrais, como a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Aliados próximos do governador avaliam que ele reúne condições jurídicas e políticas para defender o legado de Ronaldo Caiado e, no futuro, até assumir protagonismo no grupo.

Por outro lado, Fátima Gavioli articula sua pré-candidatura com apoio robusto da área da educação, mobilizando o que interlocutores chamam de um “exército” de profissionais do setor. A secretária é vista como nome competitivo para a disputa federal, especialmente por sua capilaridade entre gestores, professores e servidores.

Apesar das especulações e preferências internas, a decisão final será do governador Ronaldo Caiado, que ainda analisa o desenho eleitoral do grupo. Por ora, não surgiram outros nomes do círculo mais próximo do governador interessados em concorrer a deputado estadual, o que amplifica a pressão para que Pedro Salles assuma esse papel dentro da futura composição política.

Related Posts:

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Populares

Receba as melhores notícias no seu e-mail!

RECEBA NOSSA NEWS

As melhores noticias da semana no Rio Grande do Norte na palma de suas mãos

Parabéns, você ativou as nossas newslatter Por favor, contate nossao whtasapp

Categorias

    Edit Template

    O seu site de notícias de Goiás!

    © 2025 Direitor Autorais Reservados