STF suspende repasse de emendas Pix a nove cidades após auditoria da CGU

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a suspensão dos repasses federais referentes às chamadas “emendas Pix” em nove municípios. A medida foi tomada após auditoria da Controladoria-Geral da União (CGU) apontar indícios de irregularidades graves na aplicação dos recursos. O material já foi encaminhado à Polícia Federal, que deverá instaurar inquérito para investigar possíveis crimes ligados ao uso das verbas.

Segundo a CGU, entre 2020 e 2024 foram destinados mais de R$ 17,5 bilhões em emendas parlamentares no formato de transferências especiais. Do grupo de dez cidades que mais receberam esses valores, apenas São Paulo apresentou dados completos sobre a utilização dos recursos. Nos demais municípios, como Carapicuíba (SP), Macapá (AP) e São João de Meriti (RJ), foram encontradas falhas relacionadas à transparência e à rastreabilidade.

Os problemas incluem ausência de informações claras nos portais da transparência e a não utilização de contas específicas para movimentação dos recursos, o que dificulta a fiscalização. Diante do “altíssimo índice de irregularidades”, Dino determinou que a auditoria seja ampliada para outras localidades, garantindo a apuração sem prejudicar gestores que atuaram de forma correta.

Além disso, o ministro também ordenou investigações sobre emendas individuais não cadastradas, que movimentaram mais de R$ 85 milhões. Há suspeitas de crimes como peculato e corrupção. Dino homologou ainda um cronograma de auditorias em entidades específicas e determinou que, até março de 2026, seja implantado um novo sistema de rastreamento das emendas Pix, integrado ao Transferegov.

Related Posts:

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Populares

Receba as melhores notícias no seu e-mail!

RECEBA NOSSA NEWS

As melhores noticias da semana no Rio Grande do Norte na palma de suas mãos

Parabéns, você ativou as nossas newslatter Por favor, contate nossao whtasapp

Categorias

    Edit Template

    O seu site de notícias de Goiás!

    © 2025 Direitor Autorais Reservados