O deputado Talles Barreto (UB) realizou na manhã desta sexta-feira, 12, sessão solene em homenagem alusão a campanha “Setembro Amarelo”. O intuito foi reconhecer autoridades, entidades, organizações não governamentais e profissionais que lutam pela valorização da vida e prevenção ao suicídio.
O evento aconteceu no Plenário Iris Rezende da Casa de Leis.
Além do parlamentar, participaram da mesa diretiva: o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, representando o governador Ronaldo Caiado (UB); a vice-prefeita de Goiânia, Coronel Cláudia; o procurador-chefe da Procuradoria Regional do Trabalho 18ª região, Alpiniano do Prado Lopes; a secretária municipal de governo, Sabrina Garcez; o procurador do trabalho e coordenador do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, Luis Fabiano de Assis; o secretário adjunto Assistência Bombeiro Militar, Tenente Coronel Pimenta; o diretor do instituto Brasil Central de Educação e Saúde, Danilo Suassuna; e, ainda, a psicóloga da Rede Umbiguinho Umbigão, Karla Cerávolo.
Talles Barreto fez uso da tribuna e em seu discurso destacou que setembro é um mês de reflexão sobre a vida e ressaltou a importância do cuidado com a saúde mental. “Vivemos tempos desafiadores, em que o cuidado com a saúde mental se tornou um tema inadiável. Não há saúde plena sem equilíbrio emocional”, afirmou.
O parlamentar também destacou a necessidade de acolhimento: “É preciso reconhecer que defender a vida não é apenas impedir que ela se perca, mas garantir que ela seja plena, com oportunidades e possibilidade de recomeço.” O deputado ainda mencionou a rede de apoio formada por diferentes áreas: “Psicólogos, médicos, assistentes sociais, enfermeiros, policiais, voluntários e tantos outros formam uma rede de proteção e cuidado que são fundamentais no trabalho a favor da vida”.
Por fim, Talles reforçou o compromisso do Legislativo com a causa: “Apoiar políticas públicas eficazes, investir em saúde mental e levar a mensagem de que a vida importa e ninguém está sozinho é o nosso dever”, concluiu.



