TCU aponta falta de provas em nota do BC sobre liquidação do Banco Master

O ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Jhonatan de Jesus afirmou que a nota técnica apresentada pelo Banco Central (BC) sobre a liquidação extrajudicial do Banco Master não foi acompanhada de provas documentais suficientes. A avaliação consta em despacho proferido nesta segunda-feira (5), no âmbito de um processo que tramita sob sigilo.

Na decisão, o ministro determinou que a área técnica do TCU realize uma inspeção presencial no Banco Central para analisar os documentos que embasaram a decretação da liquidação do banco, ocorrida em 18 de novembro de 2025. Jhonatan de Jesus destacou que a nota técnica se limitou à exposição de fundamentos e cronologia dos fatos, sem a apresentação do acervo documental necessário para comprovar as afirmações.

O despacho também aponta a possibilidade de reversão da liquidação extrajudicial do Banco Master, a depender do resultado da inspeção. Entre os pontos a serem avaliados estão o perfil dos investidores institucionais e a situação dos ativos remanescentes da instituição, além da viabilidade de desagregação desses ativos.

O Banco Central informou ao TCU que o acesso aos documentos será feito em ambiente controlado e seguro, com observância dos sigilos bancário e empresarial. Os servidores responsáveis pela análise deverão ter suas consultas monitoradas e assinar termos de confidencialidade durante o procedimento de inspeção.

Related Posts:

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Populares

Receba as melhores notícias no seu e-mail!

RECEBA NOSSA NEWS

As melhores noticias da semana no Rio Grande do Norte na palma de suas mãos

Parabéns, você ativou as nossas newslatter Por favor, contate nossao whtasapp

Categorias

    Edit Template

    O seu site de notícias de Goiás!

    © 2025 Direitor Autorais Reservados