O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta segunda-feira (23) que Irã e Israel chegaram a um acordo para encerrar completamente o conflito iniciado há quase duas semanas. Segundo ele, o cessar-fogo entrará em vigor nesta terça-feira (24) e deve marcar o fim do que chamou de “A Guerra de 12 Dias”.
Até o momento, os governos de Israel e do Irã ainda não confirmaram oficialmente o acordo, mas uma autoridade iraniana ouvida pela agência Reuters afirmou que o país aceitou a proposta apresentada pelos norte-americanos. A negociação contou com a mediação do emir do Catar.
De acordo com Trump, nas próximas horas, as operações militares em andamento serão concluídas, e todos os ataques serão suspensos dentro de 24 horas. “Gostaria de parabenizar ambos os países, Israel e Irã, por terem a Resistência, Coragem e Inteligência para encerrar o que deve ser chamado de A GUERRA DE 12 DIAS”, publicou o presidente americano.
A Reuters revelou que o acordo foi articulado em uma ligação com o emir do Catar, após um ataque iraniano a uma base americana. Israel já teria aceitado a proposta, e o Irã também confirmou adesão ao plano durante conversa com o primeiro-ministro do Catar. As Forças de Defesa de Israel, no entanto, se recusaram a comentar o anúncio.



