O voluntário goiano Kauan da Silva, que morreu durante o conflito na Ucrânia, foi enterrado na Europa. A informação foi confirmada pelo Gabinete de Assuntos Internacionais de Goiás, que acompanha o caso junto à família do jovem, natural de Anápolis, na região central do estado.
Segundo o governo estadual, os familiares têm recebido apoio do Gabinete de Assuntos Internacionais e do Ministério das Relações Exteriores. O Itamaraty informou que a Embaixada do Brasil em Kiev presta assistência consular desde a confirmação da morte.
A morte de Kauan foi divulgada em dezembro do ano passado pelo restaurante de comida oriental onde ele trabalhava antes de deixar o Brasil. De acordo com um ex-colega de trabalho, o jovem tentou ir à Ucrânia anteriormente, mas sofreu um golpe e precisou se reerguer financeiramente antes de conseguir viajar novamente.
Dados do Itamaraty indicam que, até o momento, há registro de 17 brasileiros mortos e 42 desaparecidos em decorrência da guerra na Ucrânia. O Ministério das Relações Exteriores recomenda que brasileiros evitem viagens e permanência no país desde outubro de 2025.



