O prefeito de Guarinos (GO), Jota Júnior, ao lado do vice-prefeito Flávio, segue firme no trabalho pela cidade e coordena os preparativos para um dos maiores eventos religiosos do estado: a Romaria de Nossa Senhora da Penha, que este ano deve reunir mais de 50 mil pessoas no município com pouco mais de 2.500 habitantes, no Norte goiano.
Considerada a segunda maior romaria católica de Goiás, a festa religiosa acontece há 275 anos e reúne fiéis de diversas partes do estado e do país. A tradição é marcada pela chegada de comitivas a cavalo e carros de boi, representando o início da devoção no local, que já foi distrito de Pilar de Goiás, uma das cidades mais antigas do estado.
Para garantir a estrutura do evento, o prefeito nomeou uma comissão organizadora responsável por toda a logística: tendas de apoio aos romeiros com café e lanches, reforço na segurança, serviços de limpeza urbana, e a patrulha das estradas vicinais que dão acesso ao município. A pavimentação do trecho entre Pilar de Goiás e Guarinos, promessa do governador Ronaldo Caiado, já foi concluída – um gesto importante, já que o próprio governador é romeiro desde os 14 anos e confirmou presença mais uma vez.
A Secretaria da Retomada, a pedido do governador, também reforçou a parceria com o município e irá disponibilizar estrutura de apoio para o evento. Já a paróquia local, sob liderança do padre Fábio, articula com a diocese regional o acolhimento dos milhares de fiéis que visitarão o Santuário de Nossa Senhora da Penha durante os dias da celebração.
Além da fé e tradição, a romaria se consolida como momento de reencontro político, reunindo prefeitos, vereadores e lideranças de toda a região, que participam anualmente da celebração em Guarinos.



