A professora de ciências e química Thaiza Montine, natural de Goiás, está concorrendo a uma vaga em uma missão espacial promovida pela Space Exploration & Research Agency (Sera). A iniciativa, que pretende democratizar o acesso ao espaço, vai escolher seis participantes para embarcar em um voo a bordo de um foguete. Para conquistar a oportunidade, Thaiza lançou uma campanha nas redes sociais e pede o engajamento do público nesta primeira etapa do processo seletivo.
O projeto da Sera envolve candidatos de 150 países e já teve uma edição em 2022, quando um brasileiro integrou a tripulação. Agora, a seleção pode abrir caminho para que Thaiza realize o sonho de infância de se tornar astronauta e represente novamente o Brasil em uma missão fora da Terra.
Desde agosto, a professora tem compartilhado conteúdos em suas redes para divulgar a candidatura. A estratégia busca ampliar sua visibilidade e garantir votos populares, que são determinantes para avançar na disputa.
O voo será realizado no foguete New Shepard, da Blue Origin, o mesmo que transportou a cantora Katy Perry em abril deste ano. A agência destaca que a essência do projeto é a participação ativa do público, elemento considerado fundamental para a escolha dos futuros tripulantes.



