Investigação revelou que o crime, iniciado em 2022, se estendeu por três anos e foi praticado inteiramente pela internet. Um homem de 29 anos, investigado por aplicar o chamado “golpe do nudes”, foi preso em Cuiabá (MT) nesta quinta-feira (6) pela Polícia Civil, após extorquir um idoso de Caicó (RN) por quase três anos. A vítima perdeu mais de R$ 500 mil ao longo desse período.
De acordo com o delegado Kaio Estrela, o criminoso mantinha conversas de cunho afetivo com o idoso, até convencê-lo a enviar fotos íntimas. Depois disso, passou a ameaçar divulgar as imagens caso não recebesse depósitos bancários.
O caso foi descoberto após a denúncia feita pelo idoso à Delegacia de Furtos e Roubos de Caicó, em fevereiro deste ano. Durante a Operação Cyber Guard, os agentes cumpriram três mandados de busca e apreensão e determinaram o bloqueio de R$ 460 mil em bens do investigado.
As ordens judiciais foram expedidas pela Justiça do Rio Grande do Norte, e o suspeito deve responder pelo crime de extorsão cibernética. A polícia alerta para o aumento desse tipo de golpe, que tem alvo frequente em pessoas idosas, e recomenda não compartilhar conteúdos íntimos com desconhecidos na internet.



