Cessar-fogo entre Israel e Irã entra em colapso horas após anúncio de Trump

Menos de 24 horas após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciar um cessar-fogo entre Israel e Irã, a trégua já está comprometida. Nesta terça-feira (24), Trump acusou os dois países de violarem o acordo e declarou estar “particularmente desapontado” com Israel, que teria retomado os bombardeios pouco após o início da pausa.

“Assim que fechamos o acordo, eles saíram e jogaram um monte de bombas”, declarou o presidente americano, antes da cúpula da OTAN na Holanda. O republicano também publicou mensagens em tom de apelo: “ISRAEL não vai atacar o Irã. Todos os aviões darão meia-volta e voltarão para casa.” Apesar disso, Israel sustenta que o Irã quebrou o acordo ao lançar mísseis durante a madrugada.

As Forças de Defesa de Israel alegam que interceptaram vários mísseis iranianos, mas ao menos cinco atingiram Beer Sheba, matando civis. O Irã nega qualquer ataque e afirmou que está cumprindo rigorosamente o pacto. Em resposta às declarações israelenses, o Conselho de Segurança Nacional do Irã alertou que qualquer nova agressão “será respondida com firmeza e sem hesitação”.

Antes do colapso da trégua, Trump havia dito que a “Guerra de 12 dias” estava oficialmente perto do fim, e que ambos os lados deveriam “agir com respeito” durante o cessar-fogo. Com as novas trocas de acusações e ataques, o cenário volta a ser de incerteza e tensão militar. Na economia, o impacto foi imediato: o petróleo, que havia caído 7% com a expectativa de paz, voltou a subir.

Related Posts:

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Populares

Receba as melhores notícias no seu e-mail!

RECEBA NOSSA NEWS

As melhores noticias da semana no Rio Grande do Norte na palma de suas mãos

Parabéns, você ativou as nossas newslatter Por favor, contate nossao whtasapp

Categorias

    Edit Template

    O seu site de notícias de Goiás!

    © 2025 Direitor Autorais Reservados