Goiás segue consolidando sua política de combate à criminalidade com resultados expressivos em 2024. Dados divulgados nesta quinta-feira (25/07) pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública mostram uma queda significativa nos crimes patrimoniais no estado. Roubo de veículos caiu 29,6%, furto de veículos teve queda de 23,4% e roubo de cargas recuou 46,9%.
Também houve redução no número de roubos a transeuntes (queda de 30,1%) e em residências (17,4%). Os roubos e furtos de celulares também apresentaram forte recuo: 26,6% no total. Em 2023, foram registradas 25.027 ocorrências; neste ano, o número caiu para 18.556. O roubo a comércios teve retração de 30,9%.
O governador Ronaldo Caiado destacou que os dados refletem uma mudança estrutural na segurança pública. “Desde o primeiro dia do meu mandato, determinei como prioridade o resgate da ordem, o direito de ir e vir e a liberdade dos cidadãos”, disse. “Ou o bandido muda de profissão ou muda do Estado de Goiás”, reforçou.
O secretário de Segurança Pública, Renato Brum dos Santos, atribui os resultados ao trabalho integrado das polícias, com foco em inteligência e investigação. Ele também destacou o papel das delegacias especializadas, como a Derfrva e a Decar, que aumentaram significativamente o número de operações, prisões e cumprimento de mandados em 2024.



