A Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen) descartou a existência de risco de contaminação nos quatro aparelhos de raio-X encontrados em um ferro-velho de Anápolis, na região central de Goiás. A conclusão foi divulgada após uma vistoria técnica realizada no local, que segue isolado por precaução.
Os equipamentos foram localizados na última quinta-feira (18), após uma denúncia anônima recebida pela Prefeitura de Anápolis. Segundo os técnicos da Cnen, os testes realizados confirmaram a ausência de radiação gama e de qualquer material radioativo capaz de oferecer perigo à população.
De acordo com informações da Vigilância Sanitária, os aparelhos seriam da década de 1960 e teriam origem norte-americana. A suspeita é de que os equipamentos tenham sido fabricados para uso durante o período da Guerra do Vietnã. Já o Corpo de Bombeiros informou que os aparelhos foram adquiridos em um leilão realizado em Brasília e estavam armazenados no ferro-velho há cerca de dez anos.
Além da Cnen, equipes da Vigilância Sanitária, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e Secretaria Municipal de Meio Ambiente acompanham o caso. Apesar da confirmação de que não há risco de contaminação, as autoridades seguem apurando a origem e a regularidade da posse dos equipamentos.



