Cnen descarta risco de contaminação em aparelhos de raio-X encontrados em ferro-velho de Anápolis

A Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen) descartou a existência de risco de contaminação nos quatro aparelhos de raio-X encontrados em um ferro-velho de Anápolis, na região central de Goiás. A conclusão foi divulgada após uma vistoria técnica realizada no local, que segue isolado por precaução.

Os equipamentos foram localizados na última quinta-feira (18), após uma denúncia anônima recebida pela Prefeitura de Anápolis. Segundo os técnicos da Cnen, os testes realizados confirmaram a ausência de radiação gama e de qualquer material radioativo capaz de oferecer perigo à população.

De acordo com informações da Vigilância Sanitária, os aparelhos seriam da década de 1960 e teriam origem norte-americana. A suspeita é de que os equipamentos tenham sido fabricados para uso durante o período da Guerra do Vietnã. Já o Corpo de Bombeiros informou que os aparelhos foram adquiridos em um leilão realizado em Brasília e estavam armazenados no ferro-velho há cerca de dez anos.

Além da Cnen, equipes da Vigilância Sanitária, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e Secretaria Municipal de Meio Ambiente acompanham o caso. Apesar da confirmação de que não há risco de contaminação, as autoridades seguem apurando a origem e a regularidade da posse dos equipamentos.

Related Posts:

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Populares

Receba as melhores notícias no seu e-mail!

RECEBA NOSSA NEWS

As melhores noticias da semana no Rio Grande do Norte na palma de suas mãos

Parabéns, você ativou as nossas newslatter Por favor, contate nossao whtasapp

Categorias

    Edit Template

    O seu site de notícias de Goiás!

    © 2025 Direitor Autorais Reservados